quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Reflexão Final

Agora que a unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação termina, chegou o momento de refletirmos individualmente em torno do trabalho desenvolvido, as expectativas e a importância da disciplina...
LPTIC

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Photostory - "Mas afinal o que é o natal?"



Foi-nos proposto no âmbito da unidade curricular, a elaboração de um vídeo, no programa "Photostory", de uma história sobre o Natal, baseada num documento fornecido por um dos docentes.
O grupo decidiu criar uma história com base no antigo ideal "a avó a contar uma história ao neto", neste caso a história do natal.
Para a elaboração do video contámos a história que elaborámos a uma criança de 6 anos e pedimos que a ilustrasse, daí o nosso vídeo ser uma história contada por um dos elementos do grupo, com ilustrações infantis.
Fica aqui o produto final do nosso trabalho, assim como o guião da história, e o link do download do programa (http://www.microsoft.com/pt-pt/download/details.aspx?id=11132), para quem estiver interessado em experimentar.





LPTIC

Reflexão - A Escola e a Televisão

Numa das aulas da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi-nos proposto comentar e refletir sobre a seguinte frase:

"Uma escola plenamente consciente da mais-valia educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade." (Roberto Carneiro)

Com base nesta afirmação, fizemos uma breve reflexão crítica em torno da relação que a escola e a televisão estabelecer, a fim de garantirem o pleno desenvolvimento das aprendizagens da criança, como podemos ver no documento abaixo.

LPTIC

" A Maior Flor do Mundo"


"A Maior Flor do Mundo" é uma história para crianças, de José Saramago, que nos foi apresentada pelo docente Tiago Falcoeiras, com o objetivo de percebermos que não são precisas palavras para se contar uma história. Podemos contá-la simplesmente através das ideias mais importantes que se querem transmitir. Deste modo, consegue-se passar a mensagem de uma forma simples e clara para o leitor, que neste caso são as crianças.

José Saramago começa por dizer que "As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças sendo pequenas sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas." (Saramago, "A Maior Flor do Mundo")

Com isto o autor fortalece a ideia que não é necessário complicar o estilo como se escreve, para tentar obter uma boa historia,  a simplicidade com que se escreve chega. É o que deve predominar para que as crianças tenham uma melhor compreensão e interesse pelo tema em questão. 

O autor termina a historia com duas questões muito pertinentes, "E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"(Saramago, "A Maior Flor do Mundo"). Estas duas questões fazem nos refletir sobre a verdadeira essência das coisas e onde a podemos encontrar, se na experiência de vida longa de um adulto (capaz de compreender um texto complicado), ou na simplicidade e na inocência de uma criança que não o compreendendo, percebe a essência do mesmo se este for contado de uma forma mais simples e acessível, apenas com as ideias fundamentais. Este é sem dúvida um livro muito especial, pela mensagem que transmite, e pela forma fantástica como cativa o leitor.

15 de Janeiro de 2014

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

"Cata Livros" - Uma forma lúdica de motivação à Leitura

Durante uma pesquisa, para a realização de um dos trabalhos de uma das unidades curriculares do plano de estudos da licenciatura em Educação Básica, descobrimos um site bastante interessante e que deve ser do conhecimento de todos os profissionais da área da educação.

O "Cata Livros" é um site desenvolvido pelo projeto "Casa da Leitura", da Fundação Calouste Gulbenkian, que surgiu com o intuito de, através da internet, motivar as crianças e jovens a lerem e conhecerem algumas das obras nacionais emblemáticas, da literatura para a infância e juventude. Este é um site que se destina a um público alvo entre os 8 e os 15 anos, e com recurso à metáfora de uma casa, com as suas divisões e respetivo mobiliário, permite às crianças descobrirem e explorarem inúmeros livros. 

Na nossa opinião, este é um site bastante útil e interessante, uma vez que, através da oferta que apresenta, permite às crianças folhearem os livros, lerem ou até mesmo ouvirem as histórias, motivando-as e suscitando-lhes o gosto pela leitura.

Como tal, deixamos aqui algumas imagens do site e o respetivo link para que todos o possam explorar: http://www.catalivros.org/